terça-feira, 4 de junho de 2013

PONTO E CONTRA-PONTO

Refletindo um pouco, será que se tentarmos implantar o hábito da leitura de livros (com o tema Matemática principalmente) nos nossos alunos  haveria boa  adesão entre esses jovens? Eles  (e  nós ) vivem (os)  sendo incessantemente induzidos a textos curtos, obrigatoriamente interessantes , disponíveis e que lhes tome tempo  o suficiente para ser dividido com outras informações dentro do seu círculo de interesses e não ser obrigado a deter-se horas encima de uma mesmo assunto ou tema. Toda tecnologia, que já discutimos neste  curso, é feita para essa dinâmica de vida. No todo,  talvez possamos dizer que lê-se  o que corresponderia a muitos livros no período de um ano. Creio então que devamos direcionar esse “interesse para a leitura” produzindo (seja através  de compilações ou edições) pílulas de textos dentro do padrão de atenção do aluno, mas que tenha um conteúdo efetivo que além de o informar, o atraia para novas leituras. Talvez desse modo, tendo o seu interesse despertado, ele vá  posteriormente atrás de uma leitura mais elaborada geralmente contida nos livros.

Por Maria Auxiliadora Ramos de Andrade

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