sábado, 15 de junho de 2013

PLANO DE AULA DO GRUPO 4

PLANO DE AULA
DO CURSO
MELHOR GESTÃO MELHOR ENSINO
9º ANO
GRUPO 4
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BLOCO TEMÁTICO
ESPAÇO E FORMAS
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CONTEÚDO
Semelhança de triângulos
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NARRATIVA INTRODUTÓRIA

O Teorema de Tales possui diversas aplicações no cotidiano, que devem ser demonstradas a fim de verificar sua importância. O Teorema diz que “retas paralelas, cortadas por transversais, formam segmentos correspondentes proporcionais”. Através de exercícios aplicados compreenderemos o Teorema. Podemos demonstrar o Teorema através de uma generalização, onde as retas r, s, x são paralelas e as retas t e w são as transversais. Veja: 















Ao analisar a planta de uma quadra de um determinado condomínio, o engenheiro constatou a ausência de algumas medidas nas divisas de certos lotes residenciais. Ele precisa calcular essas medidas do seu próprio escritório, com base nas informações da planta. Observe o desenho detalhado da situação: 












NARRATIVA ESPECÍFICA 1

Com base na planta devemos calcular os lados x e y dos lotes. Veja que as laterais dos lotes 1, 2 e 3 são perpendiculares às ruas A e B. A planta satisfaz a relação de Tales, então podemos utilizar o Teorema. 

NARRATIVA ESPECÍFICA 2

Ao realizar a instalação elétrica de um edifício, um eletricista observou que os dois fios r e s eram transversais aos fios da rede central demonstrados por a, b, c, d. Sabendo disso, calcule o comprimento x e y da figura.
Obs.: os fios da rede central são paralelos. 












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OBJETIVOS GERAIS
Ler e identificar situações problemas em Geometria
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OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1º-  Identificar propriedades de triângulos pela comparação de medidas de lados e ângulos (H24);

2º - Resolver situações problemas envolvendo relações de proporcionalidade direta entre grandezas, por meio de equações do 1º Grau (H20).
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JUSTIFICATIVA
O conteúdo abordado levará o aluno ao conceito de figuras congruentes, identificando a correspondência entre ângulos e lados.
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PROCEDIMENTO METODOLÓGICO
Através de trabalhos envolvendo ampliações, redução de figuras em papel quadriculado, abordando os elementos presentes na congruência e na semelhança (ângulos, lados, proporcionalidade).
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RECURSOS, MATERIAIS E TECNOLOGIAS
Pesquisas Via Internet;
 Papel Quadriculado;
 Livro Didático;
 Caderno do Professor;
 Caderno do Aluno.
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RECUPERAÇÃO
Se trata de um processo de busca da compreensão, devendo ser participativa, de forma a permitir que o aluno expresse suas inseguranças, que tenha oportunidade de se aprimorar e sanar dificuldades no seu processo de aprendizagem.

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AVALIAÇÃO

Desenvolvida a partir da participação e  realização de trabalhos feitos pelos os alunos.

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Por Maria Auxiliadora Ramos de Andrade
      Nilsa da Silva Pereira Araújo


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